Milão terá mega prédio que promete limpar o ar

Um prédio que purifica o ar poluído da cidade, imitando uma árvore. Delírio? Esta é a promessa do Palazzo Itália, o edifício verde que vai brotar na Itália, durante a Expo Milano 2015, exposição mundial que reunirá designers e inovadores. Concebido pelo escritório de arquitetura Nemesi & Partners, o pavilhão italiano foi projetado para imitar uma floresta urbana “petrificada”, em que o edifício assume as características de uma paisagem arquitetônica.

 

A fachada externa, com 9 mil metros quadrados, será feita a partir de mais de 900 painéis à base de cimento “i.active biodinâmico”, desenvolvido pelo grupo Italcementi. Em contato com a luz do sol, a substância ativa presente neste material permite “capturar ” determinados poluentes no ar, transformando-os em sais inertes. Além do benefício ambiental, quando agrupados, os painéis formarão uma textura geométrica única, criando uma dança entre sombra e luz no interior do edifício.

 

O Palazzo Italia é baseado em quatro blocos principais, organizados em torno de uma praça central, e ligados entre si por pontes. Neles, se encontram áreas de exposição, auditório, escritórios e salas de conferências.

 

De acordo com a descrição no site do projeto, os quatro volumes arquitetônicos, assim como árvores, têm enormes apoios ao nível do solo que simulam as grandes raízes.

 

Fonte: Exame

Publicado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *